quinta-feira, novembro 24, 2005

Isto hoje vai assim, ao correr do pensamento e dos dedos...

Vai ao correr dos dedos a alegria e interesse renovado pela Bíblia que vieram do curso bíblico deste fim de semana, com o Frei Fernando Ventura, homem que fala com a razão, o conhecimento e o coração em harmonia, de um modo que já vai sendo raro.
Que fala sem medos, sem fanatismos e com abertura dos assuntos "quentes", mas sem nunca se tornar antagonizante ou político.

Vai ao correr dos dedos ver aquilo que já se tornou um pouco a minha casa espiritual desaparecer devagarinho.
Sei que todas as coisas têm o seu tempo próprio, e que se calhar o seu tempo e relevância se vai esgotando, mas é triste vê-la desaparecer assim sem descendência.
É como jovem que pergunto

Que é dos jovens??

Será que já não é nossa prerrogativa andarmos inquietos? A inquietação já não leva a Deus?
Ou estamos só a começar a "sentar no sofá" cada vez mais cedo?
E é irónico quando são os heróis da paróquia, do grupo de jovens, dos escuteiros, os que mais desaparecem de um dia para o outro.

Vai ao correr dos dedos uma tristeza perante uma igreja que se fecha atrás de um muro de regras e pareceres rígidos e de exlcusão. Que foi do Sínodo? Que foi do Congresso da Nova Evangelização?
Que foi de Cristo que veio para todos?

(Mas vai igualmente ao correr dos dedos descobrir assim nestas tristezas um amor cada vez maior por Cristo e pela Sua Igreja. Por esta Igreja. E por ter no seio dela, e dos jovens, a minha vocação.)

Vai ao correr dos dedos um Banco Alimentar quase sem voluntários.
(Precisamos MESMO de voluntários para Setúbal. Quem poder dar algum do seu tempo este fim de semana que me contacte, ou deixe aqui um comentário.)

Vai ao correr dos dedos ouvir falar de quem "já tem a escola toda", quando tem tão pouca caridade. Assim nas coisas mais simples.

Hoje vão muitas coisas assim, ao correr do pensamento.

4 comentários:

Goncalo Boavida disse...

Posso dar uma ajuda no BA, vais para onde? e quando?

SilverTree disse...

Gonçalo, o teu perfil não está disponível (não tenho um blog ou um email para te contactar), espero que vejas isto.

Em Setúbal, o meu grupo organiza a recolha no Jumbo e no Pingo Doce (o último a abrir, ao pé da Avenida Jaime Cortesão).
Dás o tempo que puderes, diz-me quando te daria mais jeito.
Eu ainda não sei onde estarei - provavelmente fico de "prevenção", para quando fizer falta mais alguém: reforços, para as horas de almoço e o fecho...

Diz-me qualquer coisa para z_silvertree@hotmail.com (de preferência ainda hoje, mas se só puderes confirmar dps, tudo bem.)

Goncalo Boavida disse...

Bem... sendo que pensei que o post fosse da Milene, a minha disponibilidade foi em jeito de brincadeira, a Milene perceberá porquê. De qualquer forma, e sendo que acabei por não ler isto e portanto não pude responder a tempo, estive no BA (armazém) a ajudar, como é habitual.

Pouring disse...

epah... sei k o post eh antigo, mas andava paki a cuscar e pensei k me pudesses esclarecer, sabes se vai haver alguma acção de voluntariado na noite de 24 pa 25 (natal) em lisboa? eu tava mais "into" ceia dos sem-abrigo, mas disseram me k eh sp no fds anterior... seja como for... tb tava com saudades de parar aki... e um optimo natal, com uma passagem de ano inda melhor... bjao.