segunda-feira, novembro 21, 2005

Ontem foi domingo

Obras de Misericórdia

Corporais
1ª Dar de comer a quem tem fome
2ª Dar de beber a quem tem sede
3ª Vestir os nús
4ª Dar pousada aos peregrinos
5ª Assistir aos enfermos
6ª Visitar os presos
7ª Enterrar os mortos


Espirituais
1ª Dar bom conselho
2ª Ensinar os ignorantes
3ª Corrigir os que erram
4ª Consolar os tristes
5ª Perdoar as injúrias
6ª Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo
7ª Rogar a Deus por vivos e defuntos




Ontem foi domingo de Cristo-Rei
Ontem fui à sé de setúbal rezar junto das relíquias de Sta Teresinha

... e não achei nenhuma incoerência:
estava lá a Igreja peregrina (em que eu estou)
e a Igreja do Céu (em que ela está),
felizes aos pés do Rei.
e, este ano, Ele mostrou-me a a Sua Face de Misericórdia






(...) Quanto mais longe se estende um reino, mais ele abarca a universalidade do género humano, mais – é incontestável – os homens tomam consciência do elo mútuo que os une. (...) Se o reino de Cristo se estendesse, como ele de facto se estende, a todos os homens, porquê perder a esperança nesta paz que o Rei pacífico veio trazer à terra? Ele veio “reconciliar Consigo todas as coisas” (Col 1,20); “ele não veio para ser servido, mas para servir” (Mt 20,28). “Chefe de todas as coisas que há no céu e na terra” (Ef 1,20), Ele próprio deu o exemplo da humildade e fez da humildade, juntamente com o preceito da caridade, a sua lei principal. Disse ainda: “O meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mt 11,30).

Pio XI (papa de 1922 a 1939) Encíclica Quas Prima, 1925

Sem comentários: