segunda-feira, outubro 17, 2005

Confesso: ando irritada.
Um novo membro que ainda vai demorar - naturalmente - o seu tempo até poder impor algumas mudanças. Velhos membros bem intencionados mas com aquela ingenuidade de quem acha que a formação da pessoa quase que se pode reduzir a power-points tão lindos (sim, exactamente os mesmos clichés daqueles emails reenviados 148 vezes e que apagamos sem ler).
E que pensam o possível avanço da caminhada de um adolescente em função de "ser bom menino, que os pais até vêm à missa e tudo."
E é como se andasse a falar para uma parede. E ao fazê-lo sozinha, ainda acabo por me convencer que estou simplesmente a ser arrogante. O problema é que desta vez não acho mesmo que seja esse o caso.

- E sim, também sei que ainda é pior fazer "queixinhas" assim, e esta falta de perseverança e caridade.
É como disse. Ando irritada...

4 comentários:

milene disse...

estás no sítio da catarse! venham essas iritações!

deixemo-nos de tretas!
não vale a pena fingirmos um verniz do que não somos, é preciso mais uma vez pegar no núcleo da simplicidade e recomeçarmos a construir a relação com o concreto que fica depois da espuma assentar.

por isso, venham as irritações! :)

José Avlis disse...

Milene, se bem percebi, encontras-te no teu "estado de graça", independentemente de teres mais ou menos calma, mais ou menos turbulência...
Mas uma coisa é certa: encara o futuro, tanto quanto posssível, como for da vontade de Deus, e o resto virá por acréscimo...
Se é o caso, dou-te os meus sinceros parabéns, e rezo para que tudo corra pelo melhor...
Se não é o caso, conta na mesma com as minhas humildes orações, e se puderes também reza por mim.
Saudações cordiais.
JM

P.S.: Gosto do teu blogue "Só no Mistério", e seria uma honra se fizesses uma visita ao meu/nosso da "Nova Evangelização".
Bem hajas e obrigado.

milene disse...

o Senhor "dobra-me" violentamente (era suposto ser suave como uma brisa, não era?) mas também me vai dando pequenos nadas como aqueles que alegram uma criança.

não estou em estado de graça, estou em recomeço: o futuro há-de ser como Deus quiser, pela minha parte tenho de reaprender a confiar.

certamente visitarei o blog (cujo nome me recordou de rezar pelo ICNE).
em comunhão de oração.
milene

José Mata disse...

Vou contribuir com um bocado de irritação. Assim para que todos possamos modelar-nos nela e viver hoje ao menos essa intensidade.

O que é um grupo de jovens senão o espaço de oportunidade para os lugares comuns da felicidade? É que à volta da "mesa redonda" surpreendemo-nos todos a olhar uns para os outro e sentimo-nos obrigados a falar. Há um tema porêm, dado pelo responsável, ao qual as ideias de cada membro se deveriam agarrar, ou pelo menos ser ponto de partida a novas ideias. Quem as tem? Na verdade, dos grupos de jovens que frequentaram, quantos os membros que foram um bocado mais longe e fugiram às obviocidades da razão, isto é, aquelas ideias impregnadas na pessoa à força da educação e da experiência social. Pois na verdade são poucas as pessoas com esta necessidade.

É possível discutir ideias sem pôr em causa os valores pessoais? no caso de um grupo de jovens, os valores cristãos? Porque se não acontecer, o debate de ideias vai ser mais um recalcar de ideias, em que tudo o que sai de boca de um confirma o que já estava na cabeça do outro; e como até é agradável sentir-se a concordância--e todos gostamos do quentinho do que é agradável--vêmo-nos inclinados ao convívio: transforma-se o grupo de reflecção num evento social do Domingo de manhã. Vamos dar as mãos, cantar uma canção, e seguir confortados para casa--"todos pensam como eu! que bom é ser-se compreendido por todos! que social é pensar da mesma forma que todos!"--mas no grupo há alguem mais calado do que os outros que talvez por causa disso é tratado com meias palavras, é olhado de lado; talvez sinta um bocado de nojo das orgias emotivas e da felicidade efusiva; secalhar andava à procura de algo diferente que os outros, porventura Deus;felizmente o grupo apercebe-se e coloca-o no seu lugar de direito: fora. Nunca viram isto acontecer em nenhum grupo?

Mas não podia de deixar de haver um pouco de hipócrisia, o que, de alguma forma é como um sinal que anda ali algures uma mentira.

Inês, os teus meninos e as tua meninas querem sábados à noite, namorado(as), serem bonitos(as), inteligentes, serem socialmente predominantes, resolverem as máguas e os dramas passionais (alguns possivelmente sérios), etc. Talvez um ou outro procure Deus, e uma felicidade espiritual. E todos eles procuram no sítio errado...

Fim da irritação. Está uma bela tarde para uma chuvinha nos cabelos. Gostava de a partilhar com vocês as duas, mas hoje sou só eu.