domingo, maio 01, 2005

Viver

Textos extraídos do guião de retiro para as minhas "miúdas" em preparação para a Confirmação.

"I - Fundamentalismo
Há pessoas que se agarram com unhas e dentes às ideias ou práticas que lhes dão segurança e identificam a fé com essas suas crenças. Não há espaço para o diálogo nem para a diferença. O que conta não é a palavra viva de Jesus mas a fidelidade à letra.

Não se dão conta que Deus é muito maior do que a nossa capacidade de O entender e por isso acham que há apenas uma verdade (a sua), que só se pode rezar de uma maneira (a "oficial"), que só há uma maneira de agir ("como manda a tradição").

No centro das suas vidas não está a fé em Deus vivo mas as ideias que têm sobre Deus.

Para eles a diferença é uma traição; o diálogo uma cedência; as coisas novas são uma degradação.

Quando falam insistem muito na fidelidade. Mas entendem-na como um cheque em branco passado às suas tradições e não como a busca apaixonada de encontro com o Senhor Jesus.

Falam de tradição e entendem-na como repetição do passado e não como fruto da criatividade que o Espírito Santo vai sugerindo à Igreja ao longo dos tempos.

Falam de obediência à autoridade e à lei como maneira de resolver todos os problemas, obrigando-nos a renunciar à nossa responsabilidade de pensar. Esquecem-se que obedecer é o esforço sempre renovado de ouvir a voz de Deus e de pôr o nosso coração em sintonia activa com a Sua Palavra.

Parecem ser os mais entusiastas na fé. Mas no centro das suas vidas não está o Deus revelado em Jesus Cristo e sim os seus hábitos, ideias e tradições."