domingo, junho 13, 2004

sexta à noite - uma ida ao teatro

para quem não sabe, até gosto do pouco que conheço de Dostoiewsky, tem personagens bem marcadas - recomendo os Irmãos Karamazov..

fui ao Teatro de Almada com o Vale de Acór (obrigada!), ver a adaptação a teatro de um dos romances deste russo.

apreciação? boa encenação, actores assim assim, mas teatro é sempre uma experiência diferente!

fica uma referência


«O Jogador», de Fiodor Dostoiewsky

Teatro Municipal de Almada

19-05-2004 a 27-06-2004
4ª-Sab: 21h30; Dom: 16h00
Entrada: EUR 13,00 / EUR 7,00 (<25, >65)
Companhia de Teatro de Almada (CTA)


O Jogador
Fiodor Dostoiewsky

«O Jogador» é o mais pequeno e apaixonado dos romances de Dostoiewski, para além de apresentar características que permitem uma adaptação singularmente eficaz ao teatro.
Nesta obra, o autor criou um conjunto de personagens que retrata uma aristocracia que, na segunda metade do século dezanove, deambulava pela Europa em estâncias e termas de luxo onde a principal forma de divertimento eram as salas de jogo. «O Jogador» é, também, um auto-retrato do vício obssessivo de Dostoiewsky pelo jogo, bem como da relação extraconjugal que manteve com Polina Suslova, que surge na peça como amante do protagonista. Aleksey, o jovem tutor russo de uma família aristocrática decadente, é o herói desta obra: um jogador que - ao contrário dos restantes europeus, que jogavam para acumular riqueza - joga pela necessidade poética do risco, do desafio ao destino, da inquietude romântica como revolta à impossibilidade do amor. A acção desenrola-se numa estância de férias localizada na cidade alemã de Ruletenburg e gira em torno do casino.
Esta produção usa oito personagens principais onde as relações entre elas são agudas, complexas e envolventes, apresentando diferentes combinações e conflitos de interesse.


Sem comentários: