sábado, abril 02, 2005

Papa



Pai e Pastor da Igreja

A palavra Papa deriva da sigla latina retirada da designação Petri Apostoli Potestatem Accipiens (o que recebe o poder de Pedro) e da união das primeiras sílabas das palavras latinas “Pater” e “Pastor” (Pai e Pastor).

De acordo com o magistério da Igreja Católica, o Papa, como bispo de Roma, está na linha sucessória do apóstolo Pedro, de quem herda a missão de ser o vigário de Cristo na Terra e o primado da autoridade entre todos os bispos.

As designações do Sumo Pontífice, como Pai e Pastor, surgem no seio da Igreja como expressões da sua função protectora dos fiéis, por quem deve velar com atenção paternal, e pelo facto de biblicamente Pedro ter recebido o encargo de cuidar do rebanho da Igreja – forma tradicional de designar a comunidade dos fiéis.
(...)

in Público

2 comentários:

José Mata disse...

Já lá tivemos... lembras-te? No calor quase insuportável de Tor Vergata; entregues - a nossa fome - a uma caixinha quadrada de enlatados, compotas e algum pão, que tivemos de carregar ao longo de bastantes kilometros, bem sofridos, antes de lá chegarmos.

Mas depois, à noitinha, lá ao fundo no seu carrinho branco - ei-lo; sáltamos todos de onde estávamos, saímos disparados: era ele - fez sentido... porque?

Lembro-me de perder um chinelo pelo caminho; nem sou muito de efusões precepitadas.

Confunde-me que uma pessoa, enquanto figura, ou simbolo, ser humano, ou o que for, possa "prender" milhões de outras pessoas; bem entendido, pela nossa própria vontade!

E depois em Madrid...

Vou ter saudades desse jovem velhote!

SilverTree disse...

O "jovem velhote"... :)

de Maria

da paz

da juventude

do ecumenismo, da reconciliação entre religiões

da consciência social

da luta contra os extremismos políticos

da humildade, no reconhecimento de erros passados

do reconhecimento do valor do homem INTEIRO, da defesa da Vida, desde a luta por aquele que ainda não nasceu até à dignidade do idoso e do diminuído, com exemplo extremo - santo - dos seus últimos tempos de vida terrena.