quinta-feira, maio 14, 2009

ontem fátima


fui lá no 12 à noite.
já não ia aos grandes 13 (Maio, Outubro) há algum tempo, 2-3 anos?

se me agrada a confusão de gente?
ou os corropios entre o fim do terço e a missa?
ou o falar alto do povo, a gestão dos incómodos, da perturbação do meu espaço?
(apesar de este ano não ter sido como aquele em que fiquei num canteiro, por ser impossível entrar no recinto - e alguém me dizia "já cá chegas", num tom confiante e sereno de pai)

não

mas Fátima nesta altura tem a beleza da Igreja reunida
que tem povo, incómodo, rudeza, paradoxo incluídos (e incluindo o meu)
que tem bispos, sacerdotes, seminas, acólitos atentos ou distraídos
tem aquela beleza de olhar à volta e ver o mar de gente e de luzes acesas
e olhar perto e ver um grupo onde eu pertenço
e olhar para dentro e ver-me como ao espelho
e olhar para a imagem de Nossa Senhora e "lutar" para não oferecer resistência ao desafio
da pureza de coração
que sei que só conseguirei se lhe confiar o meu - e tudo o que nele vai - pedindo um milagre


Sabemos que o desejo mais profundo do coração humano é amar e ser amado; mas, ao mesmo tempo, damo-nos conta que o amor está exposto a tantos obstáculos que o degradam, o aviltam e até o matam. Por isso, necessitamos de ser libertados e redimidos. Devemos aprender a amar com sinceridade e plenitude, integrando o nosso amor no amor de Deus que se fez homem para nos ensinar o que é o autêntico amor.
in homilía 12Maio, bispo das Honduras
http://www.santuario-fatima.pt/portal/index.php?id=27952


Alma de Cristo, santificai-me.
Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me.
Água do lado de Cristo, lavai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me.

Ó meu bom Jesus, ouvi-me.
Dentro das Vossas Chagas, escondei-me.
Não permitais que de Vós me afaste.
Do espírito maligno, defendei-me.
E na hora da minha morte, chamai-me.
E mandai-me ir para Vós,
para que Vos louve com os Vossos Santos,
pelos séculos dos séculos. Amen.

4 comentários:

Edu disse...

Eu também lá estava ;-)

SilverTree disse...

Como acho que já te disse, às vezes ainda me custa conseguir olhar para Fátima com esse olhar atento para a "beleza da Igreja reunida" no povo e nos seus paradoxos (e reconheço que é muita arrogância da minha parte).

Talvez acabe por chegar lá na mesma, nas pessoas que me levam (quase ao colo, por vezes) e porque numa semana sempre tão cheia de graças e de Espírito Santo é preciso um esforço muito grande para que o coração permaneça endurecido e indiferente.

Acho que me faz muita falta aprender a chegar a Maria por mim e não por quem me leva. Mas que acompanhada a confiança de que falas é mais bem mais fácil, isso é.

(Gostei de te ver por lá, tive pena que a conversa tenha ficado curta :) )

milene disse...

tb tive pena que a conversa ficasse por ali, queres combinar alguma coisa entretanto?

e não estou convencida de que tenhamos de chegar "lá" sozinhos: lembro-me daquele detalhe do juízo final (capela sistina), em que dois puxam 1 condenado e a corda é o terço..
se em comunidade é mais fácil, sigamos em comunidade ;)

beijinhos

Talita Xavier disse...
Este comentário foi removido pelo autor.