quarta-feira, maio 28, 2008

ponto de situação - a fé

entre abril e maio, em revisão

depois da peregrinação [ao cabo espichel], vim para casa:
- primeiro boleia
do Sr. Bispo até à corredoura, depois do Diácono Rui até azeitão, voiture da
milene inteira e sem multa, regresso a casa, banho (que bom!), jantar e...
preparar a mala para segunda de manhã viajar até liverpool
(...)
mas
o que ficou desta semana? agora que paro, ficou a caminhada do fim-de-semana
passado:
- estarmos uns com os outros, estarmos entre amigos e irmãos na fé,
entre alegria e correcções fraternas, na simplicidade de ir caminhando entre
sítios tão bonitos (a arrábida é bela!)
- estar com os meus amigos da amora -
em grande! são os maiores! - mas também com tantos outros, alguns deles que
nunca tinha tido oportunidade de conversar um pouco melhor
- estar mais
para o final na fila das idades e perceber como somos testemunhas de Cristo
uns para os outros (não é só no mundo!)
- estarmos com o Bispo, que nos
surpreendeu ao querer conversar connosco (mesmo!), querer saber de nós,
perceber que ele nos quer unidos, porque a união é sinal de que somos de
Cristo e porque o sinal físico da união (sermos muitos) dá-nos ânimo, dá-nos
esperança e coragem para irmos até onde somos poucos! (por exemplo, até
liverpool)

Sim, foi muito bom!


«sempre foste "religiosa"?»
recordo o que disse aos miudos do retiro de profissão de fé:
- se não tivesse dito com a consciência dos 14 anos que acreditava (e que
queria acreditar)
- se não tivesse pedido do fundo do coração que o Espírito me animasse
quando fui crismada,
- se a experiência das jornadas mundiais em roma2000 não tivesse sido tão
acutilante
- se não tivesse tido tantas pequenas revelações de Deus na minha
vida
não estaria em Igreja hoje
mais (que não disse aos miudos)
- se a fé não tivesse estimulado a razão,
- se a esperança não tivesse treinado a atenção
- se a caridade não dilatasse o meu coração
seria eu ainda católica?


... apesar do cansaço e do vazio...

2 comentários:

SilverTree disse...

Milene! Esses últimos se's, os que não chegaram aos ouvidos dos miúdos, fazem-me eco :)
O primeiro ainda mais: a mim anima-me sempre quando me lembram que Fé e razão não são uma dicotomia - é básico, eu sei, mas. (Os outros se´s andam em fase de avalições.)

Sei que estiveste quase, quase a vir a Fátima connosco. E tu como estás? :)

milene disse...

estou em avaliação também...
a vida corre bem, trabalho bom, amigos por perto, "bebedeiras" culturais e viagens qb. (estava em varsóvia quando vocês chegaram a fátima..) mas falta-me ânimo e percebo a divisão em mim...

tenho pensado em ti, vi o teu blog e as tuas fotos (isto da escrito é-nos importante como o ar, né?).

dá notícias e, por favor, está à vontade para escrever também aqui! :)

beijinhos