sexta-feira, maio 08, 2009

banda sonora

They were sitting
They were sitting on the strawberry swing
Every moment was so precious
They were sitting
They were talking under strawberry swing
Everybody was for fighting
Wouldn't want to waste a thing
Cold cold water bring me round
Now my feet won't touch the ground
Cold cold water what you say?
When it's such, it's such a perfect day
Such a perfect day
I remember
We were walking up to strawberry swing
I can't wait until the morning
Wouldn't want to change a thing
People moving all the time
Inside a perfectly straight line
Don't you wanna just curve away
When it's such, it's such a perfect day
It's such a perfect day

Now the sky could be blue I don't mind
Without you it's a waste of time
Could be blue I don't mind
Without you it's a waste of time
Now the sky could be blue could be grey
Without you I'm just miles away
Oh the sky could be blue
I don't mind
Without you it's a waste of time

coldplay, strawberry swing

terça-feira, maio 05, 2009

lido hoje


O mistério da Santíssima Trindade é chamado pelos doutores da Igreja a substância do Novo Testamento, quer dizer o maior de todos os mistérios, a origem e o fundamento dos outros. Foi para o conhecerem e o contemplarem que os anjos foram criados no céu e os homens na terra. [...] Foi para manifestar este mistério mais claramente que o próprio Deus desceu da Sua
morada com os anjos para junto dos homens. [...]


Papa Leão XIII, Encíclica «Divinum Illud Munus» de 9 de Maio de 1897
em www.evangelhoquotidiano.org

os amigos

surpreendo-me com a fragilidade das relações vs a sua importância.

dou por adquirida a companhia de pessoas que dão por adquirida a minha companhia.

e depois, quando não estou para o outro (porque estou para outros, porque estou para mim, porque não estou de todo), as relações atenuam-se, vêem-se as falhas como numa parede que tremeu com a passagem de um camião sucessivas vezes (como a casa onde moro).

os amigos queixam-se, eu queixo-me, nós queixamo-nos

... e o certo é que para ser amigo é preciso vontade. como ouvi (e recordei) de uma monja carmelita, o amor é antes de mais uma questão de vontade.. "e a nossa relação com Deus vê-se no cuidado e empenho que colocamos na relação umas com as outras".

não sei se a amizade implica sempre gratuidade. acho que implica um acto livre com esperança de reciprocidade... uma corda bamba de trapézio de arriscar confiar

este post é assumidamente um auto-recado, um post-it amarelo: sinto falta dos meus amigos, dos que sentem falta de mim e daqueles por quem me entristeço de já não ter relação (como daqueles que um dia foram importantes na minha vida - e como! - mas que hoje não consigo falar)

... e não quero relativizar:
se a amizade é como um sacramento (como um dia me disse um amigo), perdê-la é perder um tesouro de felicidade

dito!
feito?

terça-feira, fevereiro 10, 2009

antes que me esqueça

Ageu 1, 2- 14

Reconstrução do templo

«Eis o que diz o Senhor do universo: Este povo diz: 'Não chegou ainda o momento de reedificar o templo do Senhor.'»
E a palavra do Senhor foi dirigida por meio do profeta Ageu, nestes termos:«É então tempo para vós habitardes em casas confortáveis, enquanto esta casa está em ruínas?»
Eis, pois, o que declara o Senhor do universo: «Reflecti, no vosso coração, sobre o caminho que tomastes. Semeastes muito mas recolhestes pouco; comestes mas não vos saciastes; bebestes mas não apagastes a vossa sede; vestistes-vos mas não vos aquecestes. O operário ganhou o seu salário mas meteu-o em saco roto.»
Assim fala o Senhor do universo: «Reflecti no vosso coração, sobre o caminho que tomastes. Subi à montanha, trazei madeira e reedificai a casa; ela me será agradável e nela serei glorificado - diz o Senhor. Vós esperáveis a abundância e tivestes pouco. Dissipei com um sopro o que queríeis armazenar. E porquê? - oráculo do Senhor do universo. Por causa da minha casa que está em ruínas, enquanto cada um de vós só pensa na sua. Por isso os céus recusaram a chuva e a terra, os seus frutos. Chamei a seca sobre a terra, sobre as montanhas e sobre o trigo, sobre o mosto e sobre o azeite e sobre tudo o que produz o solo; sobre os homens e os animais e sobre todo o trabalho das vossas mãos.»

Ora Zorobabel, filho de Salatiel, Josué, filho de Joçadac, Sumo Sacerdote, e todo o resto do povo escutaram a voz do Senhor, seu Deus, e as palavras do profeta Ageu, da parte do Senhor. E o povo temeu diante do Senhor. E Ageu, o mensageiro do Senhor, falou nestes termos ao povo, segundo o mandato que tinha recebido do Senhor: «Eu estou convosco» - oráculo do Senhor. E o Senhor despertou o espírito de Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, o espírito de Josué, filho de Joçadac, Sumo Sacerdote, e o espírito de todo o resto do povo; eles vieram e puseram-se a trabalhar na construção do templo do Senhor do universo, seu Deus.

centrífuga

em conversa com amiga:

Por estes lados, as coisas estão... demasiado rápidas para colocar um sentido: sobra pouco tempo além do trabalho e do descanso necessário para não rebentar... É quase como andar numa centrífuga e ficar com um vazio central crescente enqto me agito entre superficialidades... que me faz lembrar frequentemente o "de que interessa ganhar o mundo, se com isso perder a alma" Mas sabes, no meio desta vertigem, sei-me sob o sorriso de Quem nos ama: "o que será que esta mulher madalena vai fazer agora?"

resposta:

Mas ao menos o movimento é para fora se fosse apenas centripeto decerto que seriamos muito infelizes :)
E sim, não há dúvida de que"tudo posso Naquele que me reconforta" e que especialmente nestes momentos de grande luta e esforço só posso contar com um Espírito bem presente, paciente e generoso.

segunda-feira, setembro 01, 2008

contexto

Evangelho segundo S. Mateus 16,21-27.

A partir desse momento, Jesus Cristo começou a fazer ver aos seus discípulos que tinha de ir a Jerusalém e sofrer muito, da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos doutores da Lei, ser morto e, ao terceiro dia, ressuscitar. Tomando-o de parte, Pedro começou a repreendê-lo, dizendo: «Deus te livre, Senhor! Isso nunca te há-de acontecer!» Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: «Afasta-te, Satanás! Tu és para mim um estorvo, porque os teus pensamentos não são os de Deus, mas os dos homens!» Jesus disse, então, aos discípulos: «Se alguém quiser vir comigo, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perder a sua vida por minha causa, há-de encontrá-la. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua vida? Ou que poderá dar o homem em troca da sua vida? Porque o Filho do Homem há-de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um conforme o seu procedimento.
(in www.evangelhoquotidiano.org)

quinta-feira, agosto 28, 2008

para não me esquecer

estou de férias e lembro-me:
tudo me é permitido, mas nem tudo me convém
tudo me é permitido, mas eu de nada me farei escravo
incluindo o ordenado ao fim do mês

tenho estado com os meus pais, ao pé do armazém deles andam uns cachorros rafeiros famintos

diz-se que rafeiro significa:
s. m., cão de guardar gado, casas ou quintas; cão sem raça definida, de raças misturadas;
fam., indivíduo que acompanha sempre outro, como o cão acompanha o dono.
(in http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx)

e lembro-me daquela que teve a coragem de se identificar com rafeiros

Evangelho segundo S. Mateus 15,21-28.
Jesus partiu dali e retirou-se para os lados de Tiro e de Sídon. Então, uma cananeia, que viera daquela região, começou a gritar: «Senhor, Filho de David, tem misericórdia de mim! Minha filha está cruelmente atormentada por um demónio.» Mas Ele não lhe respondeu nem uma palavra. Os discípulos aproximaram-se e pediram-lhe com insistência: «Despacha-a, porque ela persegue-nos com os seus gritos.» Jesus replicou: «Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.» Mas a mulher veio prostrar-se diante dele, dizendo: «Socorre-me, Senhor.» Ele respondeu-lhe: «Não é justo que se tome o pão dos filhos para o lançar aos cachorros.» Retorquiu ela: «É verdade, Senhor, mas até os cachorros comem as migalhas que caem da mesa de seus donos.» Então, Jesus respondeu-lhe: «Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se como desejas.» E, a partir desse instante, a filha dela achou-se curada.

Como dizia o padre em madrid - hei-de escrever um post sobre madrid, talvez- será a nossa fé constante, firme?
É que Jesus não "despacha", nem é mágico. Ele ama-me e quer a minha correspondência de coração (o amor da cananeia pela filha), de esperança (o persistir perto d'Ele) e de fé (da resposta de quem sabe onde está o Pão que alimenta)

e voltando ao tema da liberdade, serei somente rafeira d'Aquele cujas migalhas me saciam.