sexta-feira, junho 20, 2008

ao acaso

rezo com o NT à minha frente, arrisco-me à Palavra que Ele tem para mim hoje.
ao acaso: Jo 20, 11-18

se em Alemanha e em madalena interseccionada era a não correspondida
hoje é-me pedido que não detenha quem me corresponde
ontem como hoje, "não deter a vontade de Deus"

também a missa de Domingo passado foi "para mim" - mas como é que não desistes de mim? - quando fui ler a 2ª leitura, tremia trespassada pelo Espírito, indigna de proclamar a Palavra:
Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos
Irmãos: Quando ainda éramos fracos, Cristo morreu pelos ímpios no tempo determinado. Dificilmente alguém morre por um justo; por um homem bom, talvez alguém tivesse a coragem de morrer. Mas Deus prova assim o seu amor para connosco: Cristo morreu por nós, quando éramos ainda pecadores. E agora, que fomos justificados pelo seu sangue, com muito mais razão seremos por Ele salvos da ira divina. Se, na verdade, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, com muito mais razão, depois de reconci­liados, seremos salvos pela sua vida. Mais ainda: também nos gloriamos em Deus, por Nosso Senhor Jesus Cristo, por quem alcançámos agora a reconciliação.

vítor, o post anterior não era incentivo à auto-estima, era espelho para me lembrar de quem sou...

domingo, junho 08, 2008

Palavras de amiga


Olha bem para o fundo de ti,
olha para quem tu és,
pensa se não és uma mulher íntegra, de carne e osso!
Aproveia os dias de sol, diverte-te mas sê inteiramente feliz... - não só pela metade!
Tu que és uma lutadora pela perfeição!
Que gostas da claridade e de contas certas!



lembro-me de http://so-no-misterio.blogspot.com/2004/07/de-repente.html

quarta-feira, maio 28, 2008

ponto de situação - a fé

entre abril e maio, em revisão

depois da peregrinação [ao cabo espichel], vim para casa:
- primeiro boleia
do Sr. Bispo até à corredoura, depois do Diácono Rui até azeitão, voiture da
milene inteira e sem multa, regresso a casa, banho (que bom!), jantar e...
preparar a mala para segunda de manhã viajar até liverpool
(...)
mas
o que ficou desta semana? agora que paro, ficou a caminhada do fim-de-semana
passado:
- estarmos uns com os outros, estarmos entre amigos e irmãos na fé,
entre alegria e correcções fraternas, na simplicidade de ir caminhando entre
sítios tão bonitos (a arrábida é bela!)
- estar com os meus amigos da amora -
em grande! são os maiores! - mas também com tantos outros, alguns deles que
nunca tinha tido oportunidade de conversar um pouco melhor
- estar mais
para o final na fila das idades e perceber como somos testemunhas de Cristo
uns para os outros (não é só no mundo!)
- estarmos com o Bispo, que nos
surpreendeu ao querer conversar connosco (mesmo!), querer saber de nós,
perceber que ele nos quer unidos, porque a união é sinal de que somos de
Cristo e porque o sinal físico da união (sermos muitos) dá-nos ânimo, dá-nos
esperança e coragem para irmos até onde somos poucos! (por exemplo, até
liverpool)

Sim, foi muito bom!


«sempre foste "religiosa"?»
recordo o que disse aos miudos do retiro de profissão de fé:
- se não tivesse dito com a consciência dos 14 anos que acreditava (e que
queria acreditar)
- se não tivesse pedido do fundo do coração que o Espírito me animasse
quando fui crismada,
- se a experiência das jornadas mundiais em roma2000 não tivesse sido tão
acutilante
- se não tivesse tido tantas pequenas revelações de Deus na minha
vida
não estaria em Igreja hoje
mais (que não disse aos miudos)
- se a fé não tivesse estimulado a razão,
- se a esperança não tivesse treinado a atenção
- se a caridade não dilatasse o meu coração
seria eu ainda católica?


... apesar do cansaço e do vazio...

segunda-feira, maio 05, 2008

2008-04-25, no terraço

ponto de situação - a cultura

abril foi mês de voltar a mergulhar na cultura, culpa de tomar café com o João - já andava a precisar!

ver se não me esqueço de nada...

rock 'n' roll (de Tom Stoppard) no teatro aberto
peça difícil (noto que o teatro puxa mais por mim), em torno do comunismo nos tempos de hoje, vista sob dois prismas: cambridge e praga, de 68 à decada de 90 - com a banda sonora rock da época. beatriz batarda e paulo pires em grande!

Sinopse: Em Rock 'n' Roll, peça estreada em Junho de 2006 no Royal Court Theatre em Londres, os anos de 1968 a 1990, do movimento estudantil à queda do Muro de Berlim, são apresentados de uma dupla perspectiva: a partir de Praga, onde uma banda de rock 'n' roll se torna um símbolo de resistência ao regime socialista, e a partir de Cambridge, onde o amor e a morte marcam a vida de três gerações da família de um filósofo marxista.
(a partir de http://www.teatroaberto.com/)

a banda sonora pode ser cuscada aqui http://www.rocknrolltheplay.com/soundtrack.php

um filme no auditório do seixal - Jogos de Poder - com a sandra
filme interessante, irónico, sobre o poder e a estratégia para os negócios estrangeiros dos EUA.
grandes actuações de Tom hanks e Julia Roberts (mas sem ultrapassar as melhores, parece-me)

a temporada de filmes Indie 2008 - como descrever? acho que escolhemos mal!
no 25Abril:
à tarde - filme sobre a indústria textil na China, na relação das pessoas com a criação de roupa: em massa anónima, criativa e individual(ista), ou ajustada às necessidades rápidas de alguém conhecido? interessante mas monótono
depois esplanadar num terraço escondido de lisboa (lindo!)
à noite - documentário sobre os Joy Division e Manchester: negro, realista, sobre abismos e quem anda à beira dos abismos dos outros sem dar conta.. gostei mas naquele sentido contrário de dizer "não é isto que quero" ou "não é isto que acredito"

no 2Maio à noite, sessão dupla:
Import/Export, entre a pornografia/prostituição explícita e a humilhação de idosos, no sujo da miséria humana, personagens principais que lutam por serem livres, felizes e "em harmonia".. devia ter saído nos primeiros 10minutos
Killer of Sheep, sobre a frustação de se ser quem não quer ser, a repulsa pelas pessoas que nos amam, a apatia e indiferença ao que nos rodeia, contrastando com a alegria simples de crianças que brincam na miséria.. gostei mas precisava de qualquer coisa mais esperançosa para terminar bem a noite.

foi um mês em que a cultura provocou em mim um movimento regiano "não vou por aí"

sábado, abril 19, 2008

The Beatles -- Ticket to Ride

ponto de situação - as viagens

tem de ser por partes, muita coisa a acontecer!

este primeiro semestre de 2008 está a ser cheio de viagens!

  • fevereiro - terceira (açores)
paisagens lindas, pessoas acolhedoras
pena a chuva que não deixava ver as outras ilhas dos açores à volta
pessoal: percorrer sozinha a ilha, perder-me e encontrar-me (muito típico da minha pessoa), respirar fundo várias vezes à espera de telefonemas que não chegavam
fé: em cada freguesia/paróquia, existe um Império, uma pequena capela (normalmente perto da Igreja) dedicada ao Espírito Santo - em cada ponto onde passava, percebia-O por perto (olho para trás e vejo-O Consolador nas minhas fraquezas)

  • março - funchal (madeira)
paisagens lindas, calor, sol, hotel magnífico
pessoal: encontrar-me com amigos de cá lá - o Tiago que me levou a um restaurante espectacular e escolheu para mim os pratos típicos do funchal (como é bom ter alguém a cuidar de mim!), a Nádia e a Beatriz (filha da Nádia, 8 meses) no aeroporto, depois de mais de 6 anos sem nos vermos
fé: entrar na Sé do Funchal e "só ficar" com Ele em Igreja, rezar a via-sacra e celebrar a Eucaristia - afinal, era Sexta de quaresma

  • abril - liverpool (UK)
easyjet é mauzinho... a primeira impressão no vôo para lá foi "estou no meio de uma claque de futebol?", a segunda foi "como é que esta gente bebe tanto?"
mas chegar, estranhar aquela gente doida a conduzir pela esquerda, maravilhar-me com o verde dos jardins e o contraste com o castanho dos edifícios, perceber que Liverpool, capital europeia da cultura 2008, está em obras (afinal não é só em Portugal que isto acontece); é uma cidade costeira que faz lembrar lisboa em alguns aspectos, mas a vida das ruas morre às 18h (passa para os pubs)
pessoal: sentir-me pequena num curso da minha área (epidemiologia) e obrigar-me a perder a timidez de falar inglês e de falar com desconhecidos; pensar "o que fazer?" quando um colega alemão foi um pouco mais atiradiço com a minha pessoa (nunca me tinha acontecido de forma tão óbvia! ignorei-o...); respirar fundo qdo perdi os documentos (ou terão roubado a minha carteira) já em lx
fé: entrar na catedral anglicana e perceber como é bom ser católica romana, ouvir uma boca polite de um outro colega holandês de eu ser ET por ser católica - ele foi delicado (o comentário foi um mal-entendido de uma pergunta minha anterior) mas o facto é que revelou o que ele estava a pensar..


as próximas viagens são
  • maio - varsóvia
  • junho - bilthoven (holanda)