segunda-feira, novembro 19, 2007

Dancer
Joan Miró. 1925.
Oil on canvas. 115.5 x 88.5 cm.
Galerie Rosengart, Lucerne, Switzerland


ainda estou sem palavras :)

terça-feira, outubro 23, 2007

aliança

se não olharmos para o céu,
não vemos o arco-íris

sexta-feira, outubro 19, 2007

that's it

Comentário ao Evangelho do dia
Santo Inácio de Loyola (1491-1556), fundador dos Jesuítas Carta de 17/11/1555
«Não receeis»

Parece-me que deveríeis decidir-vos a fazer calmamente o que podeis. Não vos inquieteis com tudo o resto, mas deixai nas mãos da divina Providência o que não podeis cumprir por vós mesmos. São agradáveis a Deus a solicitude e o cuidado que, com razoabilidade, pomos nas tarefas que nos cumprem, para conseguirmos concretizá-las da melhor maneira. Não lhe são agradáveis a ansiedade e a inquietação do espírito: o Senhor quer que os nossos limites e fraquezas encontrem apoio na sua fortaleza e omnipotência, quer que tenhamos confiança em que a sua bondade suprirá à imperfeição dos nossos meios. Os que se ocupam com muitos assuntos, mesmo se com boas intenções o fazem, devem resolver-se a fazer apenas o que está ao seu alcance. Se tivermos de deixar de lado certas coisas, há que ter paciência, e não pensar que Deus espera de nós o que não podemos fazer. Ele não quer que o homem se atormente com as próprias limitações humanas; não é preciso cansarmo-nos excessivamente. Quando de facto nos esforçámos por dar o melhor de nós, podemos deixar o resto nas mãos d’Aquele que tem o poder de realizar tudo o que quer. Que a bondade divina nos comunique sempre a luz da sabedoria, para que possamos ver com clareza e realizar os seus bons desejos com profunda convicção, em nós e nos outros […], para que das suas mãos aceitemos o que nos envia, considerando o que é de maior importância: a paciência, a humildade, a obediência e a caridade.
in www.evangelhoquotidiano.org

bom dia!
...respirar fundo...

quarta-feira, setembro 19, 2007

post-silly season

já há algum tempo que não arrumo ideias
(qual o título de anticorpos à silly season de agosto?)

domingo passado, um casamento bonito de um grande amigo
- estou nos 3 casamentos de setembro...
segunda, "curar" uma relação doentia (agora só falta 1)
- contente e decidida e independente e sempre feminina
depois fazer contas à vida com as 3 turmas que afinal são 6
- ao todo, deixo de almoçar a horas decentes 4 dias por semana o que se avizinha saudável
hoje, uma apresentação, uma proposta de estudo, uma ajuda familiar, 2ª tentativa de compras
- e ver um sapo, um feio sapo, com um guardanapo

e vão assim os meus dias, surpreendida com o que me é dado
às vezes ingrata
o fim de agosto / princípio de setembro - das minhas alturas do ano preferidas - já lá vai
a vontade de estar com (interessante como o "quem" é relativo mas ao mesmo tempo tão sincero - chama-se amizade?) esclarece-se (tenho pena, caríssimo(s), tenho pena).

hoje reconstruo o que foi desconstruído ao longo de anos
e estou sozinha nisso

...
Se o Senhor não edificar a casa,
em vão trabalham os que a constroem.
Se o Senhor não guardar a cidade,
em vão vigiam as sentinelas.

É inútil levantar-vos antes da aurora
e trabalhar pela noite dentro,
para comer o pão dum trabalho duro,
porque Ele o dá aos seus amigos, até durante o sono.

Os filhos são uma benção do Senhor,
o fruto das entranhas, uma recompensa:
como flechas nas mãos de um guerreiro,
assim os filhos nascidos na juventude.

Feliz o homem que assim encheu a aljava:
não será confundido,
quando enfrentar os inimigos
às portas da cidade

...

rezo com tristeza o Salmo,

sorrio irónica à Misericórdia (para comigo?)
e penso na samaritana do poço
(afinal, são 2 as relações a curar)

domingo, agosto 12, 2007

o meu tesouro?

estava na missa e dei comigo a ver se respondia a
"onde estiver o teu tesouro, aí está o teu coração"

e onde está o meu tesouro?
talvez nos poucos amigos e na família de quem cuido tão mal
talvez no trabalho que me absorve
talvez uma parte ande à deriva à espera de um porto seguro

mas, secreto e bem meu mas também de tantos outros,
sei que a dada altura na vida
apareceu no meu coração um ânimo que me faz olhar o mundo com outros olhos
e responder inteira à Beleza

o meu tesouro é esse

Veni Sancti Spiritus, veni per Mariam

sexta-feira, agosto 10, 2007

Santa Maria

vejo ao pé de uma ambulância
um velho que cobre de beijos a sua velha
sentada numa cadeira de rodas
"vai tudo correr bem"

fez-me lembrar o amor bonito dos meus avós Januário e Celeste
e dos meus avós emprestados Carona e Cabrilha
naqueles momentos em que vi os meus avôs chorarem a doença das suas mulheres

... na saúde e na doença ... até que a morte nos separe

e segui sozinha, observada pelo céu

segunda-feira, agosto 06, 2007

Transfiguração

Olho para o alto e vejo quem levas conTigo
e fico triste com a minha não escolha
sem a pureza de coração de joão
sem a firmeza de carácter de tiago
sem o movimento entusiasta de pedro
fico cá em baixo à espera que chegues perto
na curiosidade de saber o que lhes contaste desta vez
na esperança da Misericórdia que me transfigure à Tua Vontade