quarta-feira, setembro 19, 2007
post-silly season
(qual o título de anticorpos à silly season de agosto?)
domingo passado, um casamento bonito de um grande amigo
- estou nos 3 casamentos de setembro...
segunda, "curar" uma relação doentia (agora só falta 1)
- contente e decidida e independente e sempre feminina
depois fazer contas à vida com as 3 turmas que afinal são 6
- ao todo, deixo de almoçar a horas decentes 4 dias por semana o que se avizinha saudável
hoje, uma apresentação, uma proposta de estudo, uma ajuda familiar, 2ª tentativa de compras
- e ver um sapo, um feio sapo, com um guardanapo
e vão assim os meus dias, surpreendida com o que me é dado
às vezes ingrata
o fim de agosto / princípio de setembro - das minhas alturas do ano preferidas - já lá vai
a vontade de estar com (interessante como o "quem" é relativo mas ao mesmo tempo tão sincero - chama-se amizade?) esclarece-se (tenho pena, caríssimo(s), tenho pena).
hoje reconstruo o que foi desconstruído ao longo de anos
e estou sozinha nisso
...
Se o Senhor não edificar a casa,
em vão trabalham os que a constroem.
Se o Senhor não guardar a cidade,
em vão vigiam as sentinelas.
É inútil levantar-vos antes da aurora
e trabalhar pela noite dentro,
para comer o pão dum trabalho duro,
porque Ele o dá aos seus amigos, até durante o sono.
Os filhos são uma benção do Senhor,
o fruto das entranhas, uma recompensa:
como flechas nas mãos de um guerreiro,
assim os filhos nascidos na juventude.
Feliz o homem que assim encheu a aljava:
não será confundido,
quando enfrentar os inimigos
às portas da cidade
...
rezo com tristeza o Salmo,
sorrio irónica à Misericórdia (para comigo?)
e penso na samaritana do poço
(afinal, são 2 as relações a curar)
domingo, agosto 12, 2007
o meu tesouro?
"onde estiver o teu tesouro, aí está o teu coração"
e onde está o meu tesouro?
talvez nos poucos amigos e na família de quem cuido tão mal
talvez no trabalho que me absorve
talvez uma parte ande à deriva à espera de um porto seguro
mas, secreto e bem meu mas também de tantos outros,
sei que a dada altura na vida
apareceu no meu coração um ânimo que me faz olhar o mundo com outros olhos
e responder inteira à Beleza
o meu tesouro é esse
Veni Sancti Spiritus, veni per Mariam
sexta-feira, agosto 10, 2007
Santa Maria
um velho que cobre de beijos a sua velha
sentada numa cadeira de rodas
"vai tudo correr bem"
fez-me lembrar o amor bonito dos meus avós Januário e Celeste
e dos meus avós emprestados Carona e Cabrilha
naqueles momentos em que vi os meus avôs chorarem a doença das suas mulheres
... na saúde e na doença ... até que a morte nos separe
e segui sozinha, observada pelo céu
segunda-feira, agosto 06, 2007
Transfiguração
e fico triste com a minha não escolha
sem a pureza de coração de joão
sem a firmeza de carácter de tiago
sem o movimento entusiasta de pedro
fico cá em baixo à espera que chegues perto
na curiosidade de saber o que lhes contaste desta vez
na esperança da Misericórdia que me transfigure à Tua Vontade
sábado, agosto 04, 2007
Esperança
La Foi ça ne m'étonne pas.
Ca n'est pas étonnant.
J'éclate tellement
dans ma création (...)
Que pour ne pas me voir vraiment il faudrait que ces
pauvres gens fussent aveugles. (...)
La charité, dit Dieu, ça ne
m'étonne pas.
Ca n'est pas étonnant.
Ces pauvres créatures sont si
malheureuses qu'à moins d'avoir un coeur de
pierre, comment n'auraient-elles
point charité les unes des autres ? (...)
Ce qui m'étonne, dit
Dieu, c'est l'Espérance.
Et je n'en reviens pas.
Cette petite Espérance
qui n'a l'air de rien du tout.
Cette petite fille Espérance.
Immortelle.
(...)
in Péguy C. Le Porche du mystère de la deuxième vertu
quarta-feira, agosto 01, 2007
Muda de Vida (ontem)
De que vale ao homem ganhar o mundo, se com isso perder a alma?
cf. Mateus 16, 26, Marcos 8, 36 e Lucas 9,25-27
foram 3 anos de trabalho mais ou menos continuado em santa catarina
hoje comecei novo projecto em santa maria
dou graças por tudo o que Ele me deu até agora ...
e confio-Lhe esta expectativa cá dentro! :)
que tudo seja para maior glória de Deus
(como diria Santo Inácio de Loyola, que a Igreja lembrou ontem)
sexta-feira, julho 27, 2007
Tu e eu
Estava ali um homem que padecia da sua doença há trinta e oito anos. Jesus, ao vê-lo prostrado e sabendo que já levava muito tempo assim, disse-lhe:«Queres ficar são?» Respondeu-lhe o doente: «Senhor, não tenho ninguém que me meta na piscina quando se agita a água, pois, enquanto eu vou, algum outro desce antes de mim».
Disse-lhe Jesus: «Levanta-te, toma a tua enxerga e anda.» E, no mesmo instante, aquele homem ficou são, agarrou na enxerga e começou a andar. Ora, aquele dia era de sábado.
Jo 5, 5-9... espanta-me a Tua Palavra Viva
quarta-feira, julho 25, 2007
momento amelie do dia
4 "gandulos" em estilo FF ou coisa do género atiram-se para a porta ainda não aberta
risos pelo feito de entrarem primeiro
conversas de gajas, gajas boas, giras
asneira para lá e para cá
bater no vidro nos restauradores para chamar a atenção de uma mulher fora
eh lá, se tivesse umas m**** daquelas em cima...
risos
risos parvos
sai um deles, ficam 3
mulher brasileira velha baiana à minha frente, quase 2 bancos
senhora
ó senhora com a criança ao colo
senhora
ai esta gente que não se preocupa
está ali um lugar
venha sentar-se
mãe jovem e bonita com criança de ano e meio ao colo vem sentar-se ao pé dos 3
menina linda linda e toda bem disposta
estica o dedo para um dos moços
que se derrete e toca-lhe
dedo indicador grande com ponta do dedo indicador pequeno
míuda finge timidez e esconde a cara de encontro à mãe
e volta à brincadeira
acabam as conversas parvas
começam a mostrar as fotos no telemóvel dos primos e manos
derretidos! :)
olho em frente e vejo a mulher a quem tinham tocado no vidro
decote pronunciado, maquilhagem carregada para a hora de ponta
ar derretido a olhar a criança derretida com as crianças grandes
e compreendo-a
domingo, julho 22, 2007
confusão de marias
Evangelho de hoje
Continuando o seu caminho, Jesus entrou numa aldeia. E uma mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. Tinha ela uma irmã, chamada Maria, a qual, sentada aos pés do Senhor, escutava a sua palavra. Marta, porém, andava atarefada com muitos serviços; e, aproximando-se, disse: «Senhor, não te preocupa que a minha irmã me deixe sozinha a servir? Diz-lhe, pois, que me venha ajudar.» O Senhor respondeu-lhe: «Marta, Marta, andas inquieta e perturbada com muitas coisas; mas uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada.»
Lc 10, 38-42
22 Julho, a Igreja lembra Sta Maria Madalena
Maria Madalena é uma personagem feminina do Novo Testamento. Provavelmente natural de Magdala (daí o nome Madalena), foi uma das "piedosas mulheres" que acompanhavam Jesus, que a havia libertado de sete demônios. Assistiu à crucifixão e à deposição de Cristo e foi testemunha da Ressurreição do Mestre. Tradicionalmente é identificada com a anónima "pecadora arrependida" de que fala Lucas, aquela que perfumou os pés de Jesus, banhou-os com suas lágrimas e enxugou-os com os próprios cabelos; a sua figura representa, para a cristandade, o símbolo da penitente. A Igreja romana, seguindo são Gregório Magno, além de a identificar com a "pecadora", também a confunde frequentemente com Maria de Betânia, irmã de Lázaro, e celebra as três Marias com uma única festa. A Igreja grega, ao contrário, seguindo Orígenes, distingue as três figuras, celebrando três festas diferentes.
in http://evangelhoquotidiano.org
na confusão de marias encontro-me
sábado, julho 21, 2007
José Régio
- sem ser contigo mas contigo na mesma
- respirar fundo
- encontrar no miradouro
- subir 7 pisos
- proteger os outros e proteger-me
- tudo vai correr bem
- descer 7 pisos
- sondar cinema
- escolher outro filme (paris, je t'aime)
- conversa magnetic e a sensação de normalidade
- ouvir e calar
- querer calar cá dentro
- dar graças
- morder-me cá dentro
- continuar a tradição
- lembrar e não querer voltar
- contextualizar
- confrontar-me
- esperar
és um pouco "regiana"... e se não és, gostavas de o ser
Cântico negro
"Vem por aqui" — dizem-me alguns com os olhos doces
Estendendo-me os braços, e seguros
De que seria bom que eu os ouvisse
Quando me dizem: "vem por aqui!"
Eu olho-os com olhos lassos,
(Há, nos olhos meus, ironias e cansaços)
E cruzo os braços,
E nunca vou por ali...
A minha glória é esta:
Criar desumanidades!
Não acompanhar ninguém.
— Que eu vivo com o mesmo sem-vontade
Com que rasguei o ventre à minha mãe
Não, não vou por aí! Só vou por onde
Me levam meus próprios passos...
Se ao que busco saber nenhum de vós responde
Por que me repetis: "vem por aqui!"?
Prefiro escorregar nos becos lamacentos,
Redemoinhar aos ventos,
Como farrapos, arrastar os pés sangrentos,
A ir por aí...
Se vim ao mundo, foi
Só para desflorar florestas virgens,
E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!
O mais que faço não vale nada.
Como, pois, sereis vós
Que me dareis impulsos, ferramentas e coragem
Para eu derrubar os meus obstáculos?...
Corre, nas vossas veias, sangue velho dos avós,
E vós amais o que é fácil!
Eu amo o Longe e a Miragem,
Amo os abismos, as torrentes, os desertos...
Ide! Tendes estradas,
Tendes jardins, tendes canteiros,
Tendes pátria, tendes tectos,
E tendes regras, e tratados, e filósofos, e sábios...
Eu tenho a minha Loucura !
Levanto-a, como um facho, a arder na noite escura,
E sinto espuma, e sangue, e cânticos nos lábios...
Deus e o Diabo é que guiam, mais ninguém!
Todos tiveram pai, todos tiveram mãe;
Mas eu, que nunca principio nem acabo,
Nasci do amor que há entre Deus e o Diabo.
Ah, que ninguém me dê piedosas intenções,
Ninguém me peça definições!
Ninguém me diga: "vem por aqui"!
A minha vida é um vendaval que se soltou,
É uma onda que se alevantou,
É um átomo a mais que se animou...
Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou
Sei que não vou por aí!
terça-feira, julho 17, 2007
taxi
"a menina importa-se com a música? é que eu gosto de servir bem (santa maria). parece que temos um novo presidente. eu cá gosto da mudança, nem que seja para depois voltarmos atrás se tivermos hipótese (saldanha). ora ora, estas não são horas para isto [para recolher o lixo]. sabe, tenho para mim que os países mais ricos são os mais infelizes (marquês) estive lá fora, era motorista de um embaixador, e nunca vi país como a Suécia! Aquilo é que era gente triste. De vez em quando lá se ouvia dizer «este matou-se!»... e se uma pessoa se mata não é por andar feliz! (ao pé do rato) No Brasil é que era gente bem disposta! encontravamos um fulano a dormir de baixo da ponte e ele dizia «está tudo bem, graças a Deus, amanhã há-de ser melhor!» (principe real) cá em Portugal temos sol mas parece que nunca estamos bem, estamos sempre a resmungar com o mau feitio do vizinho... mas depois vamos ao funeral dele! vamos por aqui que é capaz de ser melhor, não? (descer a rua do século) Pois é, é preciso andarmos bem-dispostos! se eu me aborreço com a minha mulher, as outras pessoas não têm culpa! (esperar ao pé da tom-tom) uma pessoa tem de aprender a dar a volta! e pronto (sta catarina), desculpe se a macei!"
nada disso, continue assim
domingo, julho 08, 2007
72
ESTRANHO DIA-A-DIA
Resiliência
06 07 2007 in http://www.destak.pt/
Existe uma pseudo-assepsia nas teorias da educação. Não se pode bater nos meninos, nada de ralhar ou, mesmo, contrariá-los. Podem ficar traumatizados.
Esta teoria é contestada pela observação de que a vida é traumática: não consta que as crianças nasçam a rir ou com um ar de satisfação. O que importa não é o trauma, mas o modo como cada um o supera e aprende com ele.
De facto, não são os filhos da teoria atraumática que farão história. Pelo contrário, a história está cheia de grandes personagens que passaram uma infância difícil: pais alcoólicos ou ausentes, maus tratos e mau viver. A tudo resistiram e com as desgraças fizeram a sua grandeza.
Um dos exemplos é Charlie Chaplin. Criado numa família desfeita, teve de trabalhar aos 5 anos, aos 9 anos perdeu o pai, e viu a mãe internada num sanatório, passando, depois, por orfanatos e ambientes pouco recomendáveis, onde construiu as principais ideias para os seus filmes. Esta capacidade de superar as adversidades chama-se resiliência.
Os psicólogos têm estudado os factores relacionados com a resiliência. Saber adiar as recompensas, assumir responsabilidades sem culpar os outros pelas suas desgraças, desarmar os outros com o humor e a criatividade, manter a iniciativa, são factores importantes, ilustrados exaustivamente nos filmes de Chaplin.
Mas um outro factor, menos visível, é constante nas pessoas resilientes: algures, seja lá onde for, há sempre alguém que acredita incondicionalmente nelas.
J.L. Pio Abreu
quinta-feira, junho 28, 2007
domingo, junho 24, 2007
nova Igreja
Seja proclamada sempre nesta casa a palavra de Deus
que nos revele o mistério de Cristo
e realize a vossa salvação na Igreja.
finalmente hoje tivemos a Dedicação da Igreja Beato João Baptista Scalabrini, a Nova Igreja na Amora. foi uma "super-enchente de pessoas que transbordaram da igreja" (palavras de D. Gilberto)!
Naquele tempo, levantou-se um doutor da lei e perguntou a Jesus para O
experimentar: "Mestre, que hei-de fazer para receber como herança a vida eterna?"
Jesus disse-lhe: "Que está escrito na lei? Como o lês tu?"
Ele respondeu: "Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma, com todas as tuas forças e com todo o teu entendimento; e ao próximo como a ti mesmo".
viver numa casa tão diferente obriga ao treino da atenção:
dou graças a Deus por aqueles que, com o seu acolhimento bem-disposto, ajudam-me a abrir o coração ao próximo no meio das minhas implosões (exageradas).
Suba até Vós, Senhor, a nossa oração como incenso na vossa presença; e, assim como esta Casa se enche de suave perfume, assim a vossa Igreja exale o bom odor de Cristo.
confesso que nunca me tinha debruçado sobre este beato mas, nesta preparação/oração, fiquei surpreendida com a grandeza do seu coração, com o amor à Eucaristia que se reflectiu no amor actuante ao próximo que sofre ao sair do seu país: sem impasses, da oração à acção!
quinta-feira, junho 21, 2007
hipérbole

do Lat. hyperbole < Gr. hyperbolé, excesso
s. f.,
figura de estilo que consiste em engrandecer ou diminuir exageradamente a verdade das coisas;
Geom.,
curva em que é constante a diferença das distâncias de cada um dos seus pontos a dois pontos fixos chamados focos. in http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx
Em matemática, uma hipérbole é um tipo de secção cônica definida como a intersecção entre uma superfície cônica circular regular e um plano que passa através das duas metades do cone. in http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%A9rbole
hipérbole
- adjectivo de Barcelona: exagero de cor e de vida, fervilhar de gente, ambiente "arejado"
- adjectivo de Gaudí: casas alteradas ao sabor de sonhos de júlio verne, ideias geniais de resolver uma fachada direita (monótona) e tornar uma casa vestível conforme o gosto dos seus donos, um parque a oferecer sempre um detalhe diferente cada vez que se passeia por lá... o "simples" Templo expiatório da Sagrada Família que na simplicidade da pedra é um exagero (belo) de olhar para o alto... como em todas as principais obras deste arquitecto genial, orientadas para Ele.
- encontro a 2 planos planeado desde sempre: um hiperbolóide de revolução! (como a figura acima, tirada daqui)
e, em silêncio, ias sabendo tudo o que ia cá dentro, o turbilhão de direcções confusas contrárias às linhas orientadas - mesmo se curvas - que me rodeavam...
espanto-me sempre quando Te encontro ao meu lado
segunda-feira, junho 18, 2007
à espera de ternura...

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá
é um livro escrito para a criança que vai crescer e um dia terá sido criança:
- foi escrito para o filho de jorge amado quando nasceu e só foi lido por ele muitos anos mais tarde
- tem um texto de criança mas a moral é para crescidos
- é belo e triste ao mesmo tempo (e há sempre a tendência de guardar as crianças de tristezas não é?)
Desejo dizer que há gente que não acredita em amor à primeira vista. Outros, pelo contrário, além de acreditar afirmam que este é o único amor verdadeiro. Uns e outros têm razão. É que o amor está no coração das criaturas, adormecido, e um dia qualquer ele desperta, com a chegada da primavera ou mesmo no rigor do inverno. (...)
De repente, o amor desperta de seu sono à inesperada visão de um outro ser. mesmo se já o conhecemos, é como se o víssemos pela primeira vez e por isso se diz que foi amor à primeira vista.
pensar duas vezes antes de ir buscar um livro para crianças à biblioteca
domingo, junho 03, 2007
para não me esquecer do que escrevi (3)
“Pai santo, Tu que a mim Te deste, guarda-os em Ti, para serem um só, como Nós somos!”
(Jo 17, 11b)
A oração sacerdotal de Jesus é a oração feita no decorrer da Ceia Pascal, de louvor e súplica ao Pai. Ao pronunciá-la na presença dos discípulos (depois de lhes perguntar se acreditam), Jesus pede-lhes indirectamente a docilidade à vontade do Pai que é também a Sua: ser um em Cristo, como Cristo é Um com o Pai e o Espírito Santo – três Pessoas distintas, na unidade de uma só natureza.
Procurada
Longe, quando andava longe
À minha volta tudo era perto
Tudo anónimo e pesado e frio
Longe de ter respirar confiante
Livre
Longe, quando fugia longe
Gente parecia cruel, outros
Gestos sem gestos de amor
Ninguém importava o desejar
Verdade
Longe, quando olhei-me longe
Em deserto de mim e de medos
Reconhecer-me errada, querer
A mudança de vida, novo rumo
Esperança
Longe, quando regressei de longe
Encontrei-Te na Casa fraterna
Porta aberta que à porta espera
O regresso meu, como filha
Amada
Perto, finalmente aceito-Te perto
Olho-Te a meu lado todo o tempo
Trabalhando-me na comunhão a Ti
Sem factura, transbordante de Graça
Fiel
... e a festa principiou. (cf. Lc 15, 24)
terça-feira, maio 22, 2007
para não me esquecer do que escrevi (2)
Hoje, o Espírito Santo, que nos revestiu de homem novo pelo sacramento do Baptismo, lança-nos sem cessar na renovação (conversão e missão), inovação e criatividade. Anima a nossa esperança para não regressarmos ao homem velho. Chama a nossa atenção para quem nos rodeia, descentrando o nosso olhar dos nossos medos e egoísmos. E se faz esta história com cada um de nós, fá-lo também com a Igreja, Corpo Místico de Jesus, revestido do Amor do Pai. É o Espírito Santo, diz o Concílio Vaticano II, “que move a Igreja a abrir caminhos novos para se colocar à cabeça do mundo moderno”.
2007


